quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comer bem para dormir melhor

Sabe aqueles quilinhos a mais na balança? Podem ser resultado de noites mal dormidas. Muita gente não sabe, mas sono e comida estão diretamente ligados..
A correria do dia a dia faz a maioria dos brasileiros comer qualquer coisa no café da manhã. Um lanche rápido no almoço e à noite, aí sim, uma bela refeição com tudo o que a gente não teve tempo de comer durante do dia. Que tal?
“Errado. É o contrário. A primeira refeição tem que ter mais nutrientes, ser mais saudável”, explica a nutricionista Marlete Pereira.
  Mas não erradíssimo para o montador Ronaldo de Almeida, que só ia dormir depois de uma farta refeição: “Não tinha salada no meu cardápio. Só tinha comida pesada: arroz, feijão, carne”.
Por isso, dormia mal à noite, resultado: “Dormia durante o dia, até conversando com as pessoas. Dormia no sinal fechado”, lembra o montador.
Ronaldo foi buscar ajuda em uma clínica de sono. Ele está na mesma situação de 40% dos brasileiros: dormir mal. Mas essa é uma situação que pode ser revertida, e a alimentação tem um papel importante nisso.
Reverter a alimentação é o que sugere a nutricionista Marlete Pereira: “Tomar café da manhã igual a um rei, almoçar como um príncipe, jantar como um mendigo".
Na manhã do rei, café com leite, um iogurte, queijo branco e uma fruta. No almoço do príncipe, peixe, frango ou bife magro - assados, grelhados ou cozidos, nunca fritos. Para acompanhar, verduras e legumes. Um príncipe não pode esquecer do arroz com feijão.
“Arroz e feijão dão saciedade e completam a proteína. É muito importante. O brasileiro está deixando de fazer essa combinação”, alerta a nutricionista.
À noite, o mais importante: o jantar tem que ser, pelo menos, duas horas antes de ir para a cama. Só vale carne branca e salada para acompanhar. Mas o ideal, mesmo, é comer uma maçã com aveia, ou flocos. Tomar apenas chás claros como camomila, erva-cidreira e erva-doce.
A mudança dos hábitos alimentares e o tratamento do sono foram a solução encontrada para ajudar Ronaldo. Ele perdeu 20 quilos e hoje dorme bem. Tem outra vida: “Antigamente eu não sonhava. Hoje faço exercício físico. Está muito bom”, compara.
 
À noite, jantar leve ajuda a dormir bem...

Fonte: Telejornal Bom Dia Brasil exibido em 6/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário