domingo, 6 de janeiro de 2013

Dicas para preparar marmitas light



Sanduíche recheado com alface, peito de peru e queijo light



Está difícil fazer dieta no escritório? Cuidado ao comer fast food em restaurantes e lanchonetes todos os dias. Em poucos tempo, o ponteiro da balança pode disparar! Uma boa ideia para evitar o aumento de peso é levar o almoço já pronto de casa. Assim você tem mais controle do que consumir. Quer algumas dicas de como preparar uma marmita light? Veja aqui sugestões deliciosas publicadas na BOA FORMA:
• Seu almoço deve ser completo e balanceado. Ou seja, precisa ter um tipo de carboidrato (arroz e massa integrais, batata), um de proteína magra (ovo, carne, frango e peixe) e mais um de leguminosas ou grãos (feijões, lentilha, quinua, grão-de-bico, soja). Acrescente também folhas e legumes.
• Faça o armazenamento correto da comida. Como? “Os alimentos que precisam ser aquecidos devem ficar em uma marmita ou recipiente diferente daqueles que podem ser consumidos frios”, sugere Sonja Salles, nutricionista da Nutri New, no Rio de Janeiro, em entrevista à revista BOA FORMA. Por exemplo: não colocar o grelhado junto com a salada. Isso evita que as folhas fiquem murchas e percam o frescor.
• Você pode levar também um sanduíche (serve tanto para o almoço como para o lanche da tarde). Aqui vale também a sugestão da Sonja. É aconselhável separar alguns itens do recheio e colocá-los no meio do pão apenas na hora de comer. 
• Quer montar uma marmita só com comidas que não precisam ser aquecidas na hora do consumo? Isso é possível, sim. A opção de carboidrato pode ser uma salada de arroz ou de macarrão integral. No item proteína escolha: atum light, ovo cozido, peito de peru, tofu ou um queijo magro. Os grãos também devem entrar na lista: lentilha, cevadinha, soja ou grão-de-bico. As verduras e os legumes são à vontade: alface, agrião, rúcula, pepino, abobrinha, cenoura ou beterraba.
• Para beber, opte por opções menos calóricas, como sucos de frutas naturais ou light ou água de coco. De sobremesa, sempre prefira frutas.

Com reportagem de Carolina Cagno e Eliane Contreras para a revista BOA FORMA
Texto de Patrícia Giufridda

Nenhum comentário:

Postar um comentário