terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cintura fina indica boa saúde

Segundo estudo inglês, o diâmetro da cintura é mais importante do que o peso total para diminuir chances de ter câncer e doenças cardíacas


AP Photo
Mais do que um atrativo estético, a cintura fina é importante para a saúde. Isso é o que afirmam pesquisadores da Imperial College, de Londres, que fizeram um estudo completo sobre a relação entre gordura corporal e saúde. De acordo com a pesquisa, não se desleixar com o diâmetro da cintura é mais eficiente do que ficar preocupado com a balança para diminuir o risco de mortes prematuras.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas avaliaram 350 mil pessoas em diversos países da Europa. Foi constatado que pessoas com cintura grande – acima de 120 centímetros para os homens e de 100 centímetros para as mulheres – tem o dobro de chances de morrer prematuramente do que aqueles com 80 centímetos e 65 centímetros, respectivamente.
A razão é que a gordura acumulada nessa área é mais nociva do que as localizadas nas pernas e quadris. Isso fez com que os pesquisadores concluíssem que o tipo de gordura e o local onde ela acumula são mais importantes do que a quantidade total de gordura.
Mesmo aqueles com o índice de massa corporal – uma proporção entre peso e altura – em níveis normais, mas com cinturas grandes, estão no grupo de risco. O professor Elio Riboli, que conduziu o trabalho, afirma que o tecido adiposo da cintura libera, na corrente sangüínea, toxinas que podem causar o surgimento de doenças cardíacas e câncer. Ele se disse surpreso pelo fato de a cintura ter um efeito tão grande na morte precoce.
Ele afirma que o problema é mais sério entre os homens, já que a barriga é o local onde se concentra a maior quantidade de gorduras, enquanto nas mulheres o excesso se deposita nas pernas e no quadril.
Os cientistas chegaram a outras proporções: a cada 5 centímetros de gordura na cintura, o risco de morte prematura aumenta em 17% para os homens e 13% para as mulheres. O estudo também descobriu que ter uma cintura mais fina que o quadril é sinal de saúde.
A pesquisa não determinou, porém, por que algumas pessoas tendem a acumular mais gordura que as outras na região da cintura, mas fatores genéticos têm um grande papel, dizem os estudiosos. Segundo Riboli, no entanto, há uma boa notícia. A medição de cintura pode ser um ótimo termômetro para a saúde, e não custa nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário