sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aproveite os feriados sem engordar

Quando os peregrinos celebraram o primeiro Dia de Ação de Graças, a preocupação principal era em ter comida suficiente para sobreviver ao inverno.

Hoje em dia, os tempos mudaram, e temos que nos preocupar em "sobreviver" aos feriados, onde normalmente a oferta de comida é muito maior do que as nossas necessidades.

O feriado parece ser uma grande armadilha para os excessos alimentares. Eu sei que durante o feriado, é praticamente impossível não comermos mais do que queremos, mas na prática poderíamos adotar algumas atitudes a fim de aproveitarmos o feriado sem ficar com uma enorme culpa e um
aumento do peso na balança.

Seguem abaixo mais algumas dicas que podem ser úteis:

-Tome cuidado com o que come nas semanas que o antecedem, diminuindo a ingestão de gorduras, carboidratos refinados e calorias, e lembre-se de se exercitar mais.

- Coma algo antes. Se não comer durante o dia inteiro, na hora da festa você poderá estar faminto e perder o controle. Coma algo de baixo valor calórico, mas saciador : uma maçã, algum biscoito feito com farinha integral ou uma tigela pequena de sopa ou cereal integral.

- Coloque em seu prato 20% a menos de alimentos de alto teor calórico e 20% a mais de frutas, verduras e legumes. Estudos mostram que provavelmente você não notará a diferença.

- Escolha alimentos que deixam "pistas" como, por exemplo: ossos de asas de frango no seu prato, pois desta forma você comerá menos.

- Tente não colocar mais do que dois a três itens em seu prato de cada vez, pois comemos mais quando o alimento está na nossa frente.

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Lembre-se: quanto mais rápido comemos, mais comemos! Após a refeição o cérebro demora 20 minutos para perceber que o corpo está saciado.

- Se tiver escolha, use um prato menor e tente sempre se servir ! Você deve ter noção do que coloca no seu prato.

- Tome cuidado com o álcool, que é rico em calorias e desacelera o metabolismo. O álcool também prejudica o julgamento, portanto, quanto mais você beber, mas irá comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário