quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

10 resoluções saudáveis para o Ano Novo



Ao invés de regime, crie hábitos saudáveis para emagrecer! Criar um novo hábito por vez prolonga os benefícios de uma boa alimentação associada à prática regular de atividade física. Veja 10 resoluções saudáveis para começar o ano com bastante saúde e disposição:

1-) Resolução antiga: comer menos gordura.

Nova resolução: desfrute de alimentos ricos em ômega-3, pelo menos duas vezes por semana. Esse ácido graxo “do bem” otimiza a função cerebral, além de prevenir contra as doenças cardiovasculares. As sementes de chia e linhaça, bem como os peixes de águas frias e profundas como atum, sardinha e salmão são excelentes fontes dessa gordura.

2-) Resolução antiga: comer mais vegetais.

Nova resolução: experimente novos sabores! Atente-se a variedade! Não vale comer sempre os mesmos alimentos. Lembre-se de que cada um deles possui um tipo de nutriente diferente do outro. Portanto, quanto mais colorido for o prato, maior a diversidade de nutrientes ele irá conter!

As folhas podem ser consumidas como saladas; os legumes na forma de sopas, cremes, suflês, grelhados e, as frutas, como sucos e deliciosas sobremesas! Use a sua criatividade!

Dica da nutricionista: frutas desidratadas são excelentes opções para os lanches nos intervalos das refeições. E as farinhas de vegetais liofilizados são uma maneira prática de adicionar vitaminas, fibras e minerais à dieta!

3-) Resolução antiga: cortar carboidratos.

Nova resolução: substitua os carboidratos refinados (pobres em nutrientes) pelas versões integrais (arroz, pães, biscoitos, massas integrais, etc.), ricas em fibras e antioxidantes que ajudam a prevenir contra doenças degenerativas.

4-) Resolução antiga: reduzir o consumo de sal.

Nova resolução: Abuse das especiarias. O sal é um dos maiores vilões da alimentação, uma vez que seu consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, desenvolvimento de osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) e sobrecarga renal.

Os condimentos e temperos naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos, melhoram a digestão e são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes.

Dica da nutricionista: prepare um sal de ervas para usar em substituição ao sal refinado! Basta bater no liquidificador algumas ervas como (alecrim, orégano, manjericão e salsinha), junto de 100g de sal marinho e colocar a mistura no saleiro.

5-) Resolução antiga: parar de petiscar.

Nova resolução: programar-se para realizar pequenos lanches saudáveis entre as grandes refeições. Essa prática obriga-nos a comer menos em cada uma delas, já que não haverá longos períodos de jejum.

Oleaginosas, frutas, iogurte com cereais (aveia, quinua, amaranto) e cookies integrais são ótimas alternativas!

6-) Resolução antiga: não comer alimentos nocivos à saúde.

Nova resolução: escolha um alimento saudável por vez. Mudar radicalmente os hábitos alimentares é difícil, pode desanimar uma pessoa e até fazê-la desistir de adquirir uma vida mais sadia. Pode ser feita uma troca por semana: começando a substituir o refrigerante pelo suco; depois o açúcar refinado pelo mascavo; as frituras pelos assados, cozidos e grelhados e assim por diante.

7-) Resolução antiga: entrar em forma.

Nova resolução: caminhe meia hora por dia - ao invés de tentar passar horas a fio na academia por um ou dois meses e, desistir no mês seguinte - basta colocar um pé na frente do outro, todos os dias! Ao contrário de outras formas de exercício, a caminhada é apropriada para quase todas as pessoas, especialmente os sedentários, que devem aumentar a intensidade do exercício gradualmente. Além de ser econômica, já que não precisa necessariamente estar matriculado em uma academia.

A prática regular de exercício físico ajuda a prevenir contra o sobrepeso e a obesidade, melhora a oxigenação, a circulação sanguínea, aumenta a disposição e a resistência do organismo.

8-) Resolução antiga: não me estressar.

Nova resolução: praticar meditação. Essa prática reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a frequência cardíaca. Em situações de estresse aumentamos o nível de um hormônio chamado cortisol, que provoca o aumento dos estoques de gordura na região abdominal e colabora com a compulsão alimentar. Sem contar que muitas pessoas buscam alívio através da comida, aumentando a ingestão de alimentos, que na maioria das vezes são pouco saudáveis.

9-) Resolução antiga: dormir mais.

Nova resolução: a ambiciosa meta de mais horas de sono pode evaporar diante de uma agenda lotada. Para que isso não aconteça, programe-se para dormir 30 minutos mais cedo do que o horário habitual.

Tomar um banho morno antes de se deitar pode ser interessante, já que a água quente ajuda a relaxar os músculos. Outra dica é preparar uma infusão calmante com ervas como camomila, capim limão, melissa e maracujá. Além disso, pingar algumas gotas de óleo essencial de lavanda, também deve ajudar a induzir um sono tranquilo.

10-) Resolução antiga: ser auto suficiente.

Nova resolução: peça ajuda antes que a motivação desapareça! As boas intenções das promessas de emagrecimento nem sempre chegam para nos ajudar a alcançar o patamar desejado. Se a motivação desaparece e interrompe o novo caminho, você vai achar que “não valeu a pena o esforço”. Peça ajuda a quem sabe. O nutricionista é o profissional adequado para avaliar as necessidades específicas de cada indivíduo e elaborar um plano alimentar seguro e eficiente, para que as metas sejam alcançadas.

É possível conquistar hábitos saudáveis com pequenas medidas. Aos poucos, além de emagrecer, a saúde melhorará e esses benefícios durarão por muito mais tempo. É preciso, no entanto, saber que nada é tão simples como parece: desenvolver novos hábitos saudáveis demora e exige muita paciência e disciplina. Assim como manter uma dieta, começar uma nova vida com hábitos saudáveis é difícil e, com o tempo, pode causar desânimo e desistências. Planejar-se e começar aos poucos são duas regras de ouro no início, já que mudar radicalmente a rotina provoca um grande impacto. Estabeleça uma meta e, para alcançá-la, adote um hábito novo a cada semana ou a cada mês — a frequência depende da sua vontade e do quanto os hábitos não saudáveis estão enraizados em sua vida.

Fonte: Flavia Figueiredo – nutricionista da rede Mundo Verde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário