domingo, 5 de setembro de 2010

Não retire os carboidratos do seu cardápio


Quando o assunto é dieta logo surge a polêmica: deve-se ou não retirar os carboidratos da alimentação? Esta questão ganhou destaque com o surgimento das dietas isentas em carboidratos que logo passaram a ter inúmeros adeptos.
Para responder a esta questão é necessário inicialmente compreender o que são e para que servem os carboidratos. Esse nutriente está presente em uma grande variedade de alimentos, principalmente nos alimentos de origem vegetal. Existem dois tipos de carboidrato:
- Carboidratos simples: são absorvidos rapidamente. Estão presente principalmente no açúcar;
- Carboidratos complexos: absorvidos  lentamente pela presença de  amidos e fibras. Estão presentes na batata, no arroz, no pão e em massas. O carboidrato possui algumas funções essenciais no organismo, dentre elas:
   - É a principal fonte de energia ;
   - Sua presença é fundamental para que haja a queima de gordura ;
   - Preserva a massa muscular, pois na ausência de carboidrato, a proteína presente na massa muscular é usada para produzir energia, promovendo uma perda muscular;
- Mantém o bom funcionamento intestinal, pois as fibras que ajudam na formação do bolo fecal estão presentes nos carboidratos.
O consumo de quantidades moderadas de carboidrato, distribuidas ao logo do dia, permitirá um emagrecimento efetivo e sem as sensações desagradáveis de mal estar, dor de cabeça e mal humor, além da perda de massa muscular, observadas nas dietas muito restritivas. Garanta uma porção pequena deste grupo em cada refeição de seu dia e veja os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário