segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Faça um diário alimentar

Anotar tudo o que come ajuda (MUITO) a exterminar peso.


Olá, pessoal! Tudo "magreza"?
Para quem está começando a luta contra a balança, a tarefa pode cheirar a chateação. E você deve estar pensando: puxa, Sandra! Agora, além de controlar a fome, ainda vou ter que virar dedo-duro de mim mesmo, anotando num diário cada amendoim que levo à boca? Pois é exatamente esta a idéia dos diários alimentares, um documento confidencial que registra, com exatidão, todos os seus hábitos alimentares.
E quer saber? A coisa funciona mesmo! Pesquisadores acompanharam a rotina de 1.685 homens e mulheres, todos com cerca de 95 quilos, durante seis meses. Submetidos a uma dieta e exercícios físicos semelhantes, eles tinham a opção de fazer ou não um diário de calorias.
Passado o semestre, a surpresa: quem fez o registro das mastigadas eliminou, no mínimo, 8 quilos. Enquanto as pessoas que ignoraram o caderninho não passaram dos 4 quilos a menos na balança. O poder dos diários é simples, segundo os pesquisadores: primeiro, eles nos forçam a encarar os deslizes cometidos durante o dia (e a sensação de culpa, combinada à vergonha, tende a exterminar qualquer hábito que prejudique a dieta). Além disso, ao documentar nossa alimentação, os diários permitem identificar a origem dos exageros.
Há também opções "virtuais". Eu indico a comunidade no orkut chamada "Díário do meu emagrecimento", da qual eu participo.
Trata-se de uma ferramenta muito útil e bastante recomendada. O diário mostra não só quantas calorias extras foram ingeridas, mas também o horário em que isso costuma acontecer, o tipo de alimento que é consumido e seu estado emocional. Sugiro que anote também quantos copos de água consome e que atividades físicas está fazendo ( exemplo: Caminhei 30 minutos ). De posse dos dados, é possível fazer mudanças bastante significativas na dieta e no seu estilo de vida, facilitando a perda de peso e equilibrando a fome naqueles horários em que ela surge com mais intensidade.
Um abraço!
Sandra
 

2 comentários:

  1. OIIII AMIGA ...NOSSA É VERDADE ...DO DIARIO AJUDA MUITO MESMO NÉ.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Aline!
    O diário alimentar auxilia a tomar consciência do que colocamos para dentro do corpo e que emoções nos dominam no momento de cada refeição. Além disso nos ajuda SIM a manter o controle e a acompanhar as vitórias!

    ResponderExcluir