quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Para ter bons resultados na dieta

O que deve ser feito para ter um bom resultado na dieta?

Entrevista com Priscila Crivelaro - Nutricionista do Emex (CRN 28693).   
O que acontece com as pessoas que iniciam uma dieta? Por que na maioria das vezes as pessoas não alcançam o resultado desejado?
Normalmente as pessoas anseiam por emagrecer de uma forma muito rápida, elas querem resultados imediatos, buscam emagrecer em poucos dias... sempre com dietas milagrosas, o que não é o indicado. Você até irá perder peso nos primeiros dias, mas esse emagrecimento é por pouco tempo! É aí que mora o perigo.

O que acontece é que acabam confundindo “perder peso” com “emagrecer”. E qual a diferença?

Perder peso significa que você pode ter perdido líquido por estar inchada, você perde massa magra, músculo. Emagrecer significa que efetivamente você perdeu gordura. 

Quais são os principais erros de quem está tentando emagrecer?

O que geralmente acontece é a redução brusca da quantidade de alimentos. Por falta de conhecimento, as pessoas reduzem de maneira muito radical a quantidade de comida ou até ficam horas sem comer nada. Quando essa redução muito drástica ocorre, o organismo após algum tempo começa a guardar energia, e  a gastar a pouca quantidade que está entrando de forma mais lenta que o habitual, pois “entende” que há algo errado e tenta compensar.

É por isso que após alguns dias, a pessoa para de emagrecer. Sempre digo que as mudanças devem ser gradativas, pois serão para a vida inteira.

As pessoas conseguem atingir seus objetivos sem a ajuda de um profissional?

São raros os casos em que as pessoas fizeram dieta sem ajuda de um profissional e conseguiram manter o peso. Isso acontece porque as informações que a mídia passa são muitas, porém essas informações muitas vezes não são corretas. Os conceitos sobre nutrição muitas vezes inadequados e não se encaixam para todas as pessoas.

É normal a pessoa encontrar uma dieta de revista com um cardápio de 1400 calorias, por exemplo, e tentar seguir, mas se a necessidade energética dela for maior (isso depende do peso, altura, sexo etc) ela sentirá fome e não conseguirá segui-la por muito tempo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário