quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

7 maneiras de melhorar a alimentação


Foto reprodução


1 – Reduza o tamanho dos pratos: nos últimos anos, muitos fabricantes de louça aumentaram o tamanho de pratos e travessas para acompanhar as porções maiores com as quais nos acostumamos. Se você costuma comer demais, sirva as refeições em pratos de sobremesa no lugar dos de jantar.
2 – Nunca deixe de tomar café da manhã: a primeira refeição do dia acorda seu mtabolismo e fornece energia de que você precisa. E um bom café da manhã evita que você coma demais durante o dia.
3 – Pratique a regra das 3 horas: não deixe que se passem mais de 3 horas entre suas refeições e lanches. Comer regularmente evita que você fique morta de fome ou sinta tontura e pouca energia, que são manifestações de hipoglicemia. Pequenas refeições e lanches também ajudam a evitar que você coma demais porque é tranquilizante saber que você terá outra oportunidade de comer logo.
4 – Torne o almoço a sua principal refeição do dia: comer um almoço maior ajuda a evitar a queda de energia do fim de tarde, que pode levar a comer demais e a escolher alimentos ruins como doces e salgadinhos.
5 – Estabeleça uma regra para servir novas porções: permita-se repetir apenas porções de frutas, legumes e verduras, mas não de grãos, gorduras ou carnes.
6 – Coma devagar e com calma: reserve pelo menos meia hora para cada refeição do dia. Faça com que a comida dure todo esse tempo, comendo devagar e parando frequentemente para aproveitar a conversa dos seus companheiros, a vista da janela ou a música do rádio. A estratégia de comer devagar dá ao cérebro a oportunidade de perceber quanto você já comeu e enviar um sinal de que já está satisfeita.
7 – Pratique a regra do garfo na mesa: para ajudar você a comer mais devagar, force-se a colocar o garfo na mesa depois de cada garfada e só o recolha depois de engoliar o que tiver posto na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário