sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que há por trás da vontade incontrolável de comer?


 

Quem já não teve uma vontade inexplicável de comer algo apenas por gula, que atire a primeira pedra. Usada para diminuir nossa ansiedade, cuidar da nossa TPM, da briga do namorado ou da pressão no trabalho, a comida é uma solução rápida e nada saudável para lidar com os problemas.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é compulsão e como ela funciona. Normalmente ela aparece quando alguma coisa está errada (dificuldade de relacionamento com os pais, perdas, separações, etc) e um enorme vazio se instala dentro de nós.

Como essa sensação de vazio é muito ruim, nosso inconsciente acaba encontrando uma forma de aliviar nossa dor, seja através da comida, bebida, sexo, compras, drogas e etc.

O problema é que o vazio persiste e exige cada vez mais, isto é, a pessoa acaba se tornando compulsiva numa tentativa de “cobrir” esse “buraco emocional”.

Infelizmente como é uma questão emocional a  solução é descobrir a causa e enfrentá-la o que muitas vezes pode ser bem difícil e doloroso, o que torna comer uma caixa de bombons no café da manhã uma tarefa mais agradável.

Mas por que a escolha da comida? Nossa primeira experiência de carinho é durante a amamentação. Além de o leito materno saciar a nossa fome, no colo materno temos à sensação de conforto e segurança. Isto é, desde o nascimento aprendemos a associar a comida com o “aconchego”.

Então, o que fazer para combater a compulsão alimentar?

Normalmente o compulsivo é um pouco ansioso e deseja soluções rápidas, afinal existe aquele “doloroso vazio”, o que faz com que ele procure dietas milagrosas, remédios e até a cirurgia de redução de estômago.

Milagres não existem. Até mesmo a cirurgia de redução de estômago sem acompanhamento nutricional e psicológico pode ser um desastre.

Por mais difícil que seja seu problema e por mais doloroso que seja enfrentar a compulsão alimentar, nada é mais gratificante do que cuidar e sarar as feridas do passado e assim poder seguir em frente, sem vazio, sem tristeza e sem culpa.

Existem profissionais que podem te ajudar. Pense nisso!

Fonte: Dicas de Mulher

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cardápio para um dia

Moussaká: camada de berinjela, coberta com carne moída refogada e molho branco


Café da manhã
- 2 castanhas do pará
- 1/2 copo de leite de soja sabor abacaxi
- 1 broa de milho (pequena)

Lanche da manhã
- 1/2 banana amassada com aveia e açúcar light

Almoço
- salada de alface, tomate, cebola e pepino
- 2 colheres (sopa) de arroz
- 2 colheres (sopa) de moussaká: numa forma refratária, colocar uma camada de berinjela sem casca, cortada em cubos cozida em água e sal e temperada com azeite, alho e vinagre. Sobre a camada de berinjela, coloque uma camada de carne moída refogada com tomate e salsinha. Sobre a camada de carne, coloque uma camada de molho branco e queijo ralado. Leve ao forno para aquecer e gratinar.

Lanche da tarde I
- 1 potinho de iogurte Corpus sabor salada de frutas

Lanche da tarde II
- 1/2 pacotinho de biscoito Club Social integral
- 1 copo de limonada com açúcar light

Jantar
- "repeteco" do almoço

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

7 maneiras de melhorar a alimentação


Foto reprodução


1 – Reduza o tamanho dos pratos: nos últimos anos, muitos fabricantes de louça aumentaram o tamanho de pratos e travessas para acompanhar as porções maiores com as quais nos acostumamos. Se você costuma comer demais, sirva as refeições em pratos de sobremesa no lugar dos de jantar.
2 – Nunca deixe de tomar café da manhã: a primeira refeição do dia acorda seu mtabolismo e fornece energia de que você precisa. E um bom café da manhã evita que você coma demais durante o dia.
3 – Pratique a regra das 3 horas: não deixe que se passem mais de 3 horas entre suas refeições e lanches. Comer regularmente evita que você fique morta de fome ou sinta tontura e pouca energia, que são manifestações de hipoglicemia. Pequenas refeições e lanches também ajudam a evitar que você coma demais porque é tranquilizante saber que você terá outra oportunidade de comer logo.
4 – Torne o almoço a sua principal refeição do dia: comer um almoço maior ajuda a evitar a queda de energia do fim de tarde, que pode levar a comer demais e a escolher alimentos ruins como doces e salgadinhos.
5 – Estabeleça uma regra para servir novas porções: permita-se repetir apenas porções de frutas, legumes e verduras, mas não de grãos, gorduras ou carnes.
6 – Coma devagar e com calma: reserve pelo menos meia hora para cada refeição do dia. Faça com que a comida dure todo esse tempo, comendo devagar e parando frequentemente para aproveitar a conversa dos seus companheiros, a vista da janela ou a música do rádio. A estratégia de comer devagar dá ao cérebro a oportunidade de perceber quanto você já comeu e enviar um sinal de que já está satisfeita.
7 – Pratique a regra do garfo na mesa: para ajudar você a comer mais devagar, force-se a colocar o garfo na mesa depois de cada garfada e só o recolha depois de engoliar o que tiver posto na boca.

Para ter bons resultados na dieta

O que deve ser feito para ter um bom resultado na dieta?

Entrevista com Priscila Crivelaro - Nutricionista do Emex (CRN 28693).   
O que acontece com as pessoas que iniciam uma dieta? Por que na maioria das vezes as pessoas não alcançam o resultado desejado?
Normalmente as pessoas anseiam por emagrecer de uma forma muito rápida, elas querem resultados imediatos, buscam emagrecer em poucos dias... sempre com dietas milagrosas, o que não é o indicado. Você até irá perder peso nos primeiros dias, mas esse emagrecimento é por pouco tempo! É aí que mora o perigo.

O que acontece é que acabam confundindo “perder peso” com “emagrecer”. E qual a diferença?

Perder peso significa que você pode ter perdido líquido por estar inchada, você perde massa magra, músculo. Emagrecer significa que efetivamente você perdeu gordura. 

Quais são os principais erros de quem está tentando emagrecer?

O que geralmente acontece é a redução brusca da quantidade de alimentos. Por falta de conhecimento, as pessoas reduzem de maneira muito radical a quantidade de comida ou até ficam horas sem comer nada. Quando essa redução muito drástica ocorre, o organismo após algum tempo começa a guardar energia, e  a gastar a pouca quantidade que está entrando de forma mais lenta que o habitual, pois “entende” que há algo errado e tenta compensar.

É por isso que após alguns dias, a pessoa para de emagrecer. Sempre digo que as mudanças devem ser gradativas, pois serão para a vida inteira.

As pessoas conseguem atingir seus objetivos sem a ajuda de um profissional?

São raros os casos em que as pessoas fizeram dieta sem ajuda de um profissional e conseguiram manter o peso. Isso acontece porque as informações que a mídia passa são muitas, porém essas informações muitas vezes não são corretas. Os conceitos sobre nutrição muitas vezes inadequados e não se encaixam para todas as pessoas.

É normal a pessoa encontrar uma dieta de revista com um cardápio de 1400 calorias, por exemplo, e tentar seguir, mas se a necessidade energética dela for maior (isso depende do peso, altura, sexo etc) ela sentirá fome e não conseguirá segui-la por muito tempo.

 



Cardápio do dia


Misto frio: boa pedida para o lanche da tarde!

Café da manhã
- 2 torradas integrais com requeijão light
- 1/2 copo de leite de soja sabor abacaxi
- 1 pedaço de bolo de milho

Lanche da manhã
- 1/2 mamão papaya picado

Almoço
- salada de alface mimosa, pepino e tomate, temperada com um fio de azeite (eu disse um fio, não um "novelo"! rsrsrs)
- 3 colheres (sopa) de arroz
- 1/2 concha de ensopadinho de frango: na panela anti-aderente coloque azeite, alho, acrescente o frango cortado em cubos e deixe dourar. Adicione tomate sem pele e sementes picado, molho de tomate pronto, pimentão (pode ser verde ou vermelho), milho verde e salsinha picada. Hmmmmmmm!!!

Lanche da tarde I
- 1 pote de iogurte

Lanche da tarde II
- 1 misto frio: duas fatias de pão de forma 7 grãos, 1 fina camada de maionese light, 1 fatia de peito de peru, 1 de mussarela e 1 de tomate.
- 1 copo de limonada

Jantar
- 3 colheres (sopa) de arroz
- 1/2 concha de lentilhas
- mix de legumes (chuchu, vagem, cenoura) cozidos e temperados com azeite, limão, sal e pimenta do reino

Peso atual: 79,5
Dei uma engordada durante os 44 dias de férias (o que equivale a um período de puro ócio e pasmaceira), mas vou reverter isso através de disciplina e planejamento.

Beijos a todos!
"MAGRAvilhosa"

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sucos emagrecedores das famosas

Confira as receitas dos sucos consumidos pelas famosas e prepare-se para emagrecer de 2 a 4 kg em um mês

Publicado em 08/02/2011
Daniella De Caprio
Conteúdo do site ANAMARIA
Ficar - e manter-se - magra parece impossível, mas não é! Você também pode conquistar o peso ideal adotando o hábito de tomar sucos saudáveis ao acordar. Isso tapeia a fome!

Cleo Pires, Thaila Ayala, Letícia Spiller, Daniele Suzuki e Flávia Alessandra fazem assim. Elas têm receitas de sucos que ajudam a secar, dar mais pique, melhorar a pele, a digestão e desintoxicar o organismo.

Se quiser, troque o café da manhã por um dos sucos e mantenha sua alimentação normal. Assim, perderá 2 quilos ao mês. Quer emagrecer mais? Tome um dos sucos das atrizes de manhã, faça uma dieta de 1.200 calorias diárias e enxugue 4 quilos ao mês!

Thaila Ayala aposta no azedinho que emagrece e dá saúde


Foto: Alan Teixeira / Sheila Oliveira / Empório Fotográfico
Ingredientes
- Suco de 1 limão
- 1 copo de água filtrada
- 1 col. (sobremesa) de açúcar
- Gelo picado (opcional)
- 1 col. (sopa) de xarope de rosas (à venda em lojas de produtos árabes)

Modo de preparo
Misture os ingredientes e sirva em seguida.

(70 calorias)

Flávia Alessandra combina várias frutas


Foto:Ricardo Penna / Sheila Oliveira / Empório Fotográfico
Ingredientes
- 2 morangos
- 1 fatia grande de melão
- 1 fatia fina de abacaxi
- 1 pêssego com casca sem caroço
- 2 damascos secos
- 1 punhado de espinafre
- 1 col. (sopa) de lecitina de soja
- 1 col. (sopa) de sementes de linhaça
- 2 cubos de gelo

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe se achar necessário. Se quiser deixar o suco mais consistente, acrescente um pouco de leite desnatado ou leite de soja.

(230 calorias)

Letícia Spiller não joga a casca fora!


Foto: Renato Rocha Miranda / Divulgação Rede Globo / Sheila Oliveira / Empório Fotográfico
Ingredientes
- 1 pedaço médio de inhame sem casca
- 1 beterraba com casca
- 2 folhas de couve
- 1 cenoura com casca
- 1 maçã com casca e sem sementes
- ½ copo (100 ml) de suco de laranja
- 2 cubos de gelo

Modo de preparo
Bata o suco de laranja no liquidificador junto com os outros ingredientes. Coe e beba.

(200 calorias)

Daniele Suzuki é amiga da cenoura com espinafre


Foto: Marcelo Tabach / Sheila Oliveira / Empório Fotográfico
Ingredientes
- 2 maçãs com casca e sem sementes
- 2 cenouras com casca
- 1 punhado grande de folhas de espinafre
- 1 punhado de sementes de girassol germinadas (opcional)
- 2 cubos de gelo

Modo de preparo
No liquidificador, bata os ingredientes com um pouco de água. Coe e beba.

(170 calorias)

Cleo Pires explora no gengibre


Foto: Alan Teixeira / Sheila Oliveira / Empório Fotográfico
Ingredientes
- 1 pepino com casca
- 1 maçã com casca e sem semente
- 1 punhado de broto de feijão
- 3 folhas de couve
- 3 ramos de hortelã (ou capim-cidreira)
- 1 pedaço médio de batata-doce sem casca (ou inhame)
- 1 pedaço de gengibre sem casca (ou cenoura com casca)
- 2 cubos de gelo

Modo de preparo
Corte o pepino em pedacinhos e bata no liquidificador. Acrescente os outros ingredientes um a um (se precisar complete com um pouco de água). Coe e beba.

(110 calorias)

Emanuelle Araújo preza pela boa disposição e energia


Foto: Rodrigo Lopes / Sheila Oliveira / Empório Fotográfico
Ingredientes
- 1 pepino picado
- 1 maçã picada
- 1 cenoura picada
- Verduras (alface, agrião, salsa, couve, espinafre)
- 1 beterraba
- 1 inhame
- 1 grão germinado (girassol, quinua, gergelim ou linhaça)

Modo de preparo
Coloque na centrífuga o pepino, a maçã e a cenoura. Junte uma das verduras, um dos grãos germinados e um pedaço de beterraba e outro de inhame. Coe e beba.

Como germinar sementes: Coloque um punhado num copo de vidro, cubra com água limpa e tampe com tule. Deixe por 8 horas. Jogue a água fora e deixe na sombra por 8 horas. Depois, deixe no sol mais 8 horas. Quando a planta brotar uns 4 milímetros, ponha a semente no suco.

Qual torta engorda menos?

Tortas salgadas caseiras


Confira a quantidade de calorias em 1 fatia de 100 gramas


Carne magra 215 calorias
Atum 220 calorias
Queijo branco 230 calorias
Palmito 260 calorias
Frango 268,8 calorias
Camarão 310,6 calorias
Calabresa 320,6 calorias

A alimentação de Guilhermina Guinle



Linda e com o corpo em dia, Guilhermina Guinle é referência de beleza para muitas mulheres. Conheça mais a fundo os segredos da beldade... 

Alimentação certa 


Uma recente passagem de sete dias por um spa fez a atriz rever seus hábitos à mesa. "Sempre tive mania de comer e repetir, mas aprendi muito com a reeducação alimentar, principalmente sobre a questão da quantidade e do sal. Depois dessas duas lições terceirizei uma pessoa para ensinar minha cozinheira a preparar todos os pratos sem sal e sem gordura e a vida agora é outra, muito melhor!" 

Receita


- Comer pouco: "Quando saí do spa, eu estava comendo a metade da metade do que comia normalmente. O ser humano come muito mais do que necessita". No spa, a atriz seguiu rigorosamente um cardápio de apenas 600 calorias.

- Reduzir o consumo de sal: "Eu era viciada em sal, colocava no prato antes mesmo de experimentar. Mas consegui enxergar que é péssimo". Hoje, Guilhermina evita o tempero até na salada.

- Comer de 3 em 3 horas: "Ficava seis, sete horas sem comer e me vangloriava disso. Mas descobri que, fazer pequenos lanches (quase sempre uma fruta ou suco), me ajuda a ter bem mais controle nas refeições principais".

- Beber mais água: além de tomar um copo de água pela manhã, ainda em jejum, para limpar o organismo e favorecer o funcionamento do intestino; a atriz está sempre com uma garrafinha na bolsa.

- Sem massa no jantar: depois de descobrir que carboidrato vira açúcar rapidinho, a beldade passou a dispensar massas no jantar. "Passei a evitar até pão", fala. 

Cardápio para um dia

Para o jantar: salada de alface, arroz à grega e nuggetts assados


Café da manhã
- 2 torradas integrais light com patê de atum
- 1/2 copo de leite de soja sabor maçã

Lanche da manhã
- 1 banana amassada com aveia e mel

Almoço
- salada de alface
- 3 colheres (sopa) de arroz
- 1/2 concha de lentilha
- legumes cozidos: chuchu, cenoura e vagem

Lanche da tarde I
- 1 potinho de iogurte Corpus

Lanche da tarde II
- 1 sanduíche de atum
- 1 copo de limonada

Jantar
- salada de alface
- 3 colheres (sopa) de arroz à grega
- 3 nuggets de legumes ASSADOS

Cardápio do dia

Omelete para acompanhar arroz, feijão, escarola e salada.


Café da manhã
- 1 pedaço de bolo de milho
- 1/2 copo de leite de soja sabor abacaxi

Lanche da manhã
- 1 banana

Almoço
- salada de alface, tomate e cebola
- 3 colheres (sopa) de arroz
- 1/2 concha de feijão
- escarola refogada no azeite, alho e tomate
- 1/2 omelete com cebolas e queijo branco

Lanche da tarde I
- limonada

Lanche da tarde II
- 1 sanduíche de atum light feito com atum ralado (conservado em água), maionese light, mostarda, tomate e cebola picados, salsinha e pimenta do reino.
- 1 iogurte Corpus light

Jantar
- salada de alface, pepino e tomate
- 2 colheres (de servir) de tortéi com molho ao sugo. Quem é descendente de italianos, sabe do que estou falando: é uma massa em formato de pastel, recheada com abóbora moranga.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cardápio completo para quem AMA arroz e feijão!

Apesar de serem os primeiros alimentos cortados das dietas, arroz e feijão são duas armas poderosas para quem quer emagrecer. Uma das combinações mais saudáveis da culinária brasileira, a dupla mantém o estômago cheio por bastante tempo, retardando a fome.

"Arroz e feijão possuem vários nutrientes que a gente precisa consumir diariamente", explica a nutricionista Gabriela coelho, da Clinlife, de Belo Horizonte. Não bastasse isso, eles são baratos, pouco calóricos, fáceis de encontrar e permitem uma porção de variações no modo de preparo.


Para que esses alimentos não se tornem os vilões da balança, é preciso atentar à quantidade: duas a três colheres de arroz e meia concha de feijão por dia estão ótimas. Veja um cardápio para perder peso consumindo a dupla mais amada do Brasil.

 

Segunda-feira

Café da manhã
· 1 copo de suco de limão com adoçante + 1 xíc. de chá-verde + ½ papaia com 1 col. (sopa) de linhaça triturada

Lanche

· 1 maçã

Almoço

· Salada de agrião, 1 tomate, 1 col. (chá) de azeite e limão + 1 porção de brócolis cozido + 2 col. (sopa) de arroz + ½ concha de feijão + 1 bife magro grelhado

Lanche

· 1 copo de chá-verde batido com 1 pera

Jantar

· 2 fatias de pão integral light com 1 col. (sopa) de atum em água e 1 cenoura + 1 copo de suco de maracujá batido com couve
 

Terça-feira

Café da manhã
· 1 copo de leite com 1 col. (sopa) de sementes de abóbora + 1 banana

Lanche

· 4 damascos secos

Almoço

· Salada de alface e repolho, 1 col. (chá) de azeite e limão + 2 col. (sopa) de arroz + ½ concha de feijão + 1 filé de frango grelhado + 1 mexerica

Lanche

· 1 pão de queijo + 1 xíc. de chá-verde

Jantar

· Salada de alface e rúcula, ½ xíc. (chá) de champignons, ½ xíc. (chá) de peito de peru desfiado, 1 fatia de queijo branco, 1 ovo cozido, 1 col. (chá) de azeite, limão e alecrim a gosto + 6 uvas
 

Quarta-feira

Café da manhã
· 1 copo de suco de abacaxi + 1 fatia de pão integral + 1 col. (sobremesa) de geleia light

Lanche

· 1 garrafinha de leite fermentado

Almoço

· Salada de rúcula, ½ xíc. de queijo branco, 1 col. (chá) de azeite e orégano + 3 col. (sopa) de arroz + ½ concha de feijão + 1 filé de peixe grelhado + 1 ameixa

Lanche

· 1 barra de cereal

Jantar

· 1 prato de sopa de legumes + 1 maçã assada com canela

 

Quinta-feira

Café da manhã
· 1 xíc. de chá-verde com agrião e 1 rodela de abacaxi + 1 banana com 2 col. (sopa) de aveia

Lanche

· 1 castanha-do-pará + 1 xíc. de chá-verde almoço + Salada de rúcula, 1 pepino, 1 tomate, 1 col. (chá) de azeite e limão + 3 col. (sopa) de arroz com vagem + ½ concha de feijão + 3 col. (sopa) de carne moída refogada + 1 caqui

Lanche

· 1 copo de leite

Jantar

·1 omelete batido com 2 ovos, cebola, 1 tomate, 1 fatia de peito de peru desfiado, orégano a gosto + 1 prato (sobremesa) de brócolis e couve-flor cozidos + 1 pera
 

Sexta-feira

Café da manhã
· 1 copo de leite batido com 1 col. (sopa) de linhaça + ½ papaia

Lanche

· 1 mexerica

Almoço

· Salada de alface, 2 rabanetes, 1 tomate, 1 col. (chá) de azeite e limão + 2 col. (sopa) de arroz com cheiro-verde + ½ concha de feijão + 2 salsichas de peito de peru + 1 taça de gelatina light com 1 rodela de abacaxi

Lanche

· 1 xíc. de chá de ervas + 1 fatia de bolo de cenoura sem recheio

Jantar

· 1 sanduíche com 1 pão sírio com folhas de rúcula e 1 col. (sopa) de patê de peito de peru light + 1 fatia de abacaxi batida com 1 ramo de salsão

Se puder, troque o arroz branco pelo integral
 

Sábado

Café da manhã
· ½ xíc. (chá) de granola com 1 iogurte light

Lanche

· 1 maçã

Almoço

· Salada de agrião, 2 col. de milho, 1 col. (chá) de azeite e limão + 1 prato (sobremesa) de repolho refogado + 2 col. (sopa) de arroz + ½ concha de feijão + 1 porção de carne moída + 1 taça de salada de frutas

Lanche

· 1 copo de suco natural + 1 banana

Jantar

· 2 fatias de pão integral light com alface, 1 tomate e 2 fatias de peito de peru + 1 copo de laranjada
 

Domingo

Café da manhã
· 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 1 col. (sobremesa) de geleia light

Lanche

· 1 manga pequena

Almoço

· Salada de couve e alface, 1 tomate, 1 col. (chá) de azeite e limão + 1 prato (sobremesa) de legumes cozidos + 2 col. (sopa) de arroz + ½ concha de feijão + 1 bife grelhado + 1 taça de salada de frutas

Lanche

· 1 barra de cereal + 1 copo de chá-verde gelado

Jantar

· Salada de rúcula, ½ xíc. (chá) de champignons, ½ xíc. (chá) de peito de peru desfiado, 1 fatia de queijo branco magro, 1 ovo cozido, 1 col. (chá) de azeite e limão + 1 prato (sobremesa) de couve-flor com ervilha + 1 filé de peixe grelhado

Opções de lanche para quem estuda à noite



Muitas pessoas que trabalham durante o dia e estudam à noite, encontram dificuldades na hora de escolher os alimentos que vão consumir no jantar e qual horário fazer esse jantar.


Se tiver tempo de passar em casa antes de ir para a faculdade ou curso, o ideal é jantar antes de ir para a aula e comer uma fruta ou uma barra de cereais, na hora do intervalo.

Jantar somente quando chegar em casa não é indicado. Se tiver fome nesse horário você pode fazer uma ceia, com alimentos leves, mas o jantar deve ser feito até as 21 horas.

Mas se não tem como passar em casa antes, você tem 2 opções: ou leva um lanche de casa ou tenta escolher dentre as opções propostas na cantina, a mais saudável.

Entre as melhores opções estão os salgados assados, pastéis de forno integrais. Algumas cantinas dispõem de lanches mais saudáveis e balanceados como o beirute e mesmo o bauru, se puder ser com presunto magro e queijo branco, melhor ainda.

E cuidado com os sanduíches naturais, muitos deles tem grande quantidade de maionese, muitas calorias e podem não ser tão saudáveis quanto você imagina.

Escolher o que preparar para levar de casa, também é uma tarefa difícil. O famoso pão integral com peito de peru, queijo branco, alface e tomate pode ser variado, para que não coma todo dia a mesma coisa.

O pão integral pode ser substituído pelo pão de forma comum, pelo pão sírio, pelo pão de leite ou de cará e mesmo pelo pão francês.

O peito de peru pode ser substituído por presunto magro, peito de frango desfiado, carne fria fatiada, patê de atum com maionese light.

No lugar do queijo branco, prepare seu sanduíche com ricota, mussarela, cream cheese, requeijão light, queijo cottage.

Já a alface a e o tomate podem dar lugar a rúcula, agrião, milho verde, ervilha, cenoura, rabanete e beterraba ralada.

Com relação às bebidas, no lugar dos refrigerantes, mesmo os light e zero, prefira os sucos naturais e de polpa, os chás ou bebidas a base de soja.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cardápio de hoje

Pizza no mini pão sírio. Boa opção para o lanche!

Bom dia, pessoal!
Atendendo a pedidos, volto a postar meus menus aqui no blog. Isso ajuda MUUUUUUUUUUUITO no propósito de exterminar aquela "bagagem extra" que normalmente se acumula na nossa bunda. rsrsrsrs... Então vamos ao planejamento do dia!

Café da manhã
- 1 pedaço de bolo de milho (Ok! Confesso que fiz bobagem! Deveria ter comido pão, queijo, suco de frutas...)

Lanche da manhã
-1 copo de leite de soja Yoki, sabor maçã

Almoço
- 3 colheres (sopa) de risoto de bacalhau
- salada de alface, tomate e cebola à vontade
- 2 colheres (sopa) de batatas cremosas (feitas na panela de pressão)

Lanche da tarde I
- 1 mini pão sírio coberto com molho de tomate, mussarela e orégano, aquecido ligeiramente no microondas

Lanche da tarde II
- 1/2 mamão papaya picadinho

Jantar
- acho que vou fazer um "repeteco" do almoço. Não estou muito criativa hoje.

Dicas para beber água ao longo do dia


A necessidade de ingerir líquidos ao longo do dia (refrigerante, cerveja e drinques não contam, ok?) já é sua velha conhecida. Mas quem nunca terminou o expediente com a garrafinha quase cheia, deixando claro que não conseguiu cumprir nem metade do que havia planejado pela manhã? Estes hábitos vão ajudá-la a cumprir a tarefa árdua e a emagrecer:

-
A hidratação deve iniciar logo ao despertar. Mantenha uma moringa ao lado da cama e tome um copo de água ao acordar.

-
Consuma água fresca durante todo o dia em pequenas quantidades e devagar, em golinhos. De nada adianta beber 1 litro de uma única vez. Isso sobrecarrega o organismo, que não consegue fazer a absorção correta e eliminará o que foi tomado por meio da urina, levando uma penca de nutrientes junto.

-
Deixe uma garrafinha no carro e outra no trabalho. Aliás, cerque-se delas o máximo que puder.

- Não gosta de água pura?
Crie sua versão aromatizada colocando folhas de hortelã e gengibre ou rodelas de laranja ou limão. Ela ganha outro sabor.

- Para as fãs das redes sociais:
beba um copo cada vez que alguém retuitar o que você escreveu no Twitter ou um novo amigo pedir autorização no Orkut ou no Facebook.

-
Leve uma garrafa de água para o treino para acioná-la entre cada série feita.

-
Policie-se! Se falar mal do chefe ou choramingar pelo ex, vire um copo com água.

-
A cada hora trabalhada, levante e reabasteça sua caneca ou garrafa. Dessa forma, você melhora a circulação nas pernas e evita vasinhos e celulite.

- Se pretende devorar uma sobremesa depois do almoço,
prefira água ao suco (ou refrigerante) para acompanhar o prato principal.

- A garrafinha de tamanho padrão (cerca de 500 ml)
deve ficar vazia em até 2 horas. Tente beber a medida equivalente a três dedos a cada meia hora.
 

Dica:

Uma forma prática de descobrir se está tomando a quantidade ideal de água é checando a coloração do seu xixi. Quando ele estiver bem clarinho, quase incolor, quer dizer que a pessoa está no caminho certo.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dicas para uma boa reeducação alimentar




Confira as 14 metas da reeducação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2)
Frutas na sobremesa e nos lanches.
3)
Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4)
A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5)
Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6)
Modere nos açúcares e nos doces.
7)
Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8)
Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9)
Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10)
Coma uma porção de leguminosas por dia.
11)
Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12)
Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13)
Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14)
Aprecie sua refeição. Coma devagar.