sábado, 22 de dezembro de 2012

Para não engordar no Natal


Faça as suas refeições normalmente.


Chegaram as festas do final de ano, e com elas as comilanças. Quem não espera por esse momento… panetones, chester, perú, leitoa, carneiro, tender, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas. Mas é nessa época que muita gente recupara o peso que demorou mais de dois meses para conseguir perder. Depois que passam as festas começa toda a batalha novamente. Será que esse é o caminho correto? Com certeza não.
Para começar precisamos pensar que a comilança do Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura. Não dá para fazer como algumas pessoas radicais fazem de deixar de comer na ceia só porque querem perder peso. Isso está totalmente errado. A frustação leva a compensar em algum outro momento. Ou seja, você deixa de comer na ceia e na primeira oportunidade vai comer muita quantidade de qualquer outro alimento. Lembre-se que não é a ceia de Natal que tem que mudar e sim você mudar o seu comportamento na hora de comê-la. Segue algumas dicas para você conseguir isso.
- Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo  para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. Mas lembrem-se que sempre que entrar muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca.
- Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com beliscos perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.
- Enquanto não chega a hora da ceia evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e em excesso contribuirá bastante para o aumento de peso.
- Cuidado com a bebida alcóolica. Copo vai, copo vem e muitas calorias entram.
- Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos.
- Utilize produtos light de maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
- Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro.
- Faça sobremesas com menos gordura para compensar as carnes servidas na ceia.
- No dia da ceia e do almoço do Natal ou ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física.
Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá manter o peso durante a época de festas.
Cristiane Mara Cedra - Nutricionista
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário